Em casa, Lebes Canoas leva a melhor sobre o JF Vôlei

Publicado em: 07/12/2017 21:29
Equipe assumiu a sétima posição ao menos provisoriamente (Créditos: Divulgação)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 07.12.2017

O Lebes Canoas (RS) conseguiu uma vitória importante jogando dentro de casa ao superar na noite desta quinta-feira (07.12) o JF Vôlei (MG) por 3 sets a 1 3 sets a 1 (25/17, 25/20,25/27 e 25/23), em 1h52 de partida. O resultado obtido no ginásio La Salle, em Canoas (RS), coloca a equipe temporariamente na sétima posição da classificação da Superliga masculina 17/18.

A equipe gaúcha chega aos 14 pontos em dez partidas disputadas, mas ainda pode ser ultrapassada pelo Vôlei Renata (SP) dependendo do complemento da rodada. O time de Campinas visita o Sesc-RJ também na noite desta quinta-feira. Já o JF Vôlei se mantém na 11ª posição, com dois pontos somados até agora.

Nesta noite o oposto Aboubacar foi eleito o melhor da partida de acordo com votação no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O jogador, que anotou 29 pontos, foi premiado com o Troféu VivaVôlei CIMED. O maior pontuador do duelo, porém, foi o ponteiro Leozinho, do JF Vôlei, que conseguiu 31 acertos. Após o triunfo, o técnico do Canoas comentou sobre o desempenho da sua equipe.

“Era um confronto direto, um confronto duro, sabíamos que da nossa obrigação em conquistar um bom resultado em casa. Para manter uma fase positiva que estamos vivendo. A preparação durante a semana foi muito boa, colocando aos jogadores a importância de termos esse resultado", disse Marcel Matz, que completou.

"Fizemos dois sets muito bons, no terceiro vacilamos no final. Cometemos erros que não podemos cometer. A história estava para se repetir no quarto set, mas corrigimos. Mas fizemos um jogo bom, com bons números, conseguimos bloquear bem. A entrada do Maurício no lugar do Matheus foi boa. Foi um jogo positivo com o principal que era conseguir o resultado num confronto direto”, analisou o técnico.

Na 11ª e última rodada da fase classificatória, o Lebes Canoas enfrentará o Minas Tênis Clube (MG) na casa do adversário no domingo (17.12), com transmissão ao vivo do canal SporTV. Já o JF Vôlei receberá o Corinthians-Guarulhos (SP) na próxima quinta-feira (14.12), também em jogo mostrado pelo SporTV.

A décima rodada teve início ainda em outubro em um jogo adiantado do Sada Cruzeiro (MG), que antecipou partidas devido a participação no Campeonato Mundial de Clubes, que será neste mês de dezembro. Na ocasião, o time mineiro venceu o Sesi-SP por 3 sets a 1.

O Jogo

O Canoas começou a partida forçando o saque cruzado, anotando aces importantes que ajudaram a equipe gaúcha a abrir quatro pontos no placar, forçando pedido de tempo do JF Vôlei. Acionando com frequência o oposto Aboubacar, o Canoas foi dominando o set e aumentando a vantagem: 16 a 11 ao time da casa.O bloqueio também se tornou arma importante do Canoas, e em três seguidos, com Eduardo, Maurício e Aboubacar, o time ficou próximo da vitória no set inicial, confirmada com saque para fora do JF Vôlei: 25 a 17.

O time mineiro voltou sacando melhor, contando com a inspiração de Leozinho, que em um ataque e um ace, abriu dois de vantagem para sua equipe. Com desvantagem de 5 a 8, o técnico Marcel Matz pediu tempo. Funcionou. Com três pontos em série, o time da casa empatou e virou em ataque de Aboubacar na paralela. Mas o duelo se manteve bastante equilibrado, com os times mantendo a virada de bola.  

Michel entrou em ação com uma passagem incrível no saque. O central quebrou o passe adversário e contribuiu para que o time comandado por Marcel Matz abrisse 20 a 17 na reta final do segundo set. Mantendo a vantagem, o Canoas fechou também a segunda parcial após toque na rede da equipe mineira: 25 a 20 na parcial.

O JF Vôlei começou abrindo três pontos (5/3) no terceiro set, com a obrigação de vencer para não ter a derrota decretada. Com ajustes no bloqueio, porém, o time gaúcho chegou ao empate por duas oportunidades e assumiu a ponta, forçando o técnico Henrique Furtado a parar o jogo: 10 a 8. O Canoas passou a dominar ainda mais e abriu seis pontos.

O JF Vôlei, porém, não desistiu do jogo, cresceu com boas defesas de Juan Mendez e reduziu a diferença até empatar o duelo por 22 a 22. O time mineiro tomou a dianteira, Canoas ainda salvou dois set points, mas em ataque de Leozinho o JF confirmou a vitória em 27 a 25, levando o duelo para o quarto set.

O time da casa iniciou o quarto set liderando por quatro pontos de vantagem: 9 a 5, fazendo o técnico da equipe de Minas Gerais pedir tempo. Aboubacar voltou a brilhar, anotando pontos seguidos no ataque e no bloqueio, e o JF Vôlei não conseguiu repetir os bons momentos do set anterior. Mantendo a virada e pontuando no bloqueio, o Canoas se manteve na frente, apesar de ameaças do time mineiro, que voltou a sacar bem.

O JF Vôlei parecia repetir o set anterior e chegou a empatar o duelo por 22/22 após estar perdendo por 16/20. O nome da partida, porém, entrou mais uma vez em ação. O oposto Aboubacar chamou a responsabilidade e marcou pontos em ataque na diagonal e ace. O final do duelo foi confirmado em explorada de bloqueio com Rodrigo, encerrando a última parcial por 25 a 23 e confirmando a vitória ao time da casa.

EQUIPES

LEBES CANOAS - Pedro, Aboubacar, Michel, Maurício, Rodrigo e Eduardo. Líbero - Pallotti

Entraram – Bitello, Leandro, Arthur e Conte

Técnico: Marcel Matz

JF VÔLEI - Felipe, Emerson Rodriguez, Rômulo, Bruno, Leozinho, Rammé. Líbero - Juan Mendez

Entraram – Adami, Rafael, Vitor, Drago e Matheus

Técnico: Henrique Furtado

SUPERLIGA MASCULINA 17/18

Décima rodada do turno

26.10 (QUINTA-FEIRA) – Sada Cruzeiro (MG) 3 x 1 Sesi-SP, às 19h30, no Ginásio Riacho, em Contagem (MG) (26/24, 25/23, 21/25 e 25/21)

06.12 (QUARTA-FEIRA) – Copel Telecom Maringá (PR) 0 x 3 Montes Claros Vôlei (MG), às 19h30, no ginásio Chico Neto, em Maringa (PR) (23/25, 19/25 e 23/25)

07.12 (QUINTA-FEIRA) – Lebes Canoas (RS) 3 x 1 JF Vôlei (MG), às 19h30, no ginásio La Salle, em Canoas (RS) – (25/17, 25/20,25/27 e 25/23)

07.12 (QUINTA-FEIRA) – Sesc RJ x Vôlei Renata (SP), às 21h45, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ) – SPORTV

09.12 (SÁBADO) – Corinthians-Guarulhos (SP) x EMS Taubaté Funvic (SP), às 21h30, no ginásio Ponte Grande, em Guarulhos (SP) – SPORTV

13.12 (QUARTA-FEIRA) – Minas Tênis Clube (MG) x Ponta Grossa Caramuru (PR), às 20h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) – SPORTV

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro